Perfil

“O meu pião, ele só roda com ponteira
A ponteirinha rasteirinha pelo chão…
O meu pião é feito de goiabeira
Ele só roda com ponteira
Na palma da minha mão…
Dance na mão, dance na mão, dance na mão”

Zé do Norte, LP Zé do Norte e seus Guariatãs – 1973

Cláudio Vasconcelos, artesão e criador da Oficina Ipê, descobriu a vontade de lidar com a madeira, ainda criança, ao acompanhar a confecção de um pião feito com madeira de goiabeira, um trabalho primoroso, moldado em um torno movido a pedal. O convívio, desde criança, com os dons artistícos do avô materno, herdado também com muita propriedade por sua mãe, foi fundamental neste despertar de suas habilidades para a arte, que a vida se encarregou de alimentar e renovar.

Do giro do pião nos ciclos do tempo, Cláudio embarca em um carrinho de rolemã, primeiro trabalho feito com suas mãos, numa viagem pelo mundo da marcenaria e da tornearia.

Na busca por mais conhecimento, Cláudio conclui o Curso de Restauração na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, entre 2007 e 2010. Com o claro interesse em se aprofundar no mundo das artes em madeira, passou a frequentar o curso “Coisas de Madeira” do professor Diego de Assis e aulas de tornearia na Madeira que Gira com o Designer Thomaz Brasil, quando despertou o interesse pela tornearia de canetas e lapiseiras em madeira.